sexta-feira, 10 de junho de 2011

Crianças Devem Tomar a Segunda Dose da Vacina Contra a Influenza



Cerca de 226 mil crianças de seis meses a menores de dois anos devem retornar aos postos de saúde de todo o Paraná para receber a segunda dose da vacina contra as influenzas. Apenas 45 mil crianças receberam a segunda dose até esta terça-feira (7). A aplicação da segunda dose está disponível nas 2,2 mil unidades de saúde, desde o dia 25 de maio.

As crianças são o único grupo que recebe a vacina em duas doses, com intervalo de no mínimo 30 dias. Na primeira etapa, 91,56% das crianças foram vacinadas no Paraná. “A expectativa é que todas elas recebam a segunda dose, porque só assim a proteção é completa”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A vacina protege contra os três vírus influenza circulantes no país: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza tipo B. As crianças estão recebendo as doses porque são mais suscetíveis a ter complicações se ficarem doentes. “Independente das crianças terem recebido as doses da vacina contra a influenza A (H1N1) em 2010, elas devem tomar as duas doses neste ano porque a composição da vacina é diferente”, explica a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivana Kaminski.

A aplicação da segunda dose só deve ser adiada se a criança apresentar febre alta (acima de 38º) ou se o médico assistente recomendar. “O inverno está chegando e é importante que as crianças já estejam protegidas neste período. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada”, ressalta Ivana. Fonte: SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário